terça-feira, 24 de agosto de 2010

TDAH - Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

TDAH – Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Apesar do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) atingir até 6% da população, é ainda bastante desconhecido, inclusive por muitos profissionais da saúde, que acabam por tratar apenas das suas conseqüências.
A falta de diagnóstico e tratamento correto acarretam grandes prejuízos à vida profissional, social, pessoal e afetiva da pessoa portadora. Sem tratamento, outros distúrbios podem associar-se ao quadro, a auto-estima fica cada vez mais comprometida e a pessoa vai se isolando do mundo.
O indivíduo que tem TDAH pode ser inteligente, criativo e talentoso mas não consegue realizar todo seu potencial em função do transtorno.

O que é TDAH?
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Suas principais características são desatenção, impulsividade e hiperatividade.

Sintomas do TDAH em crianças e adolescentes
O principal sintoma é a dificuldade em manter o foco da atenção e/ou manter-se quieta, estes sintomas podem se manifestar de diversas maneiras:
• As crianças com TDAH, em especial os meninos, são agitadas ou inquietas, freqüentemente têm apelido de "bicho carpinteiro" ou coisa parecida.
• Na idade pré-escolar, estas crianças mostram-se agitadas, movendo-se sem parar pelo ambiente, mexendo em vários objetos.
• Mexem pés e mãos, não param quietas na cadeira.
• Falam muito e constantemente pedem para sair de sala ou da mesa de jantar.
• Têm dificuldades para manter atenção em atividades muito longas, repetitivas ou que não lhes sejam interessantes.
• São facilmente distraídas por estímulos do ambiente externo, mas também se distraem com pensamentos "internos", dando a impressão de estarem "voando".
• Nas provas, são visíveis os erros por distração (erram sinais, vírgulas, acentos, etc.).
• Pela falta de atenção, esquecem recados ou material escolar, aquilo que estudaram na véspera da prova.
• Tendem a ser impulsivas (não esperam a vez, não lêem a pergunta até o final e já respondem, interrompem os outros, agem antes de pensar).
• É comum apresentarem dificuldades em se organizar e planejar aquilo que querem ou precisam fazer.
• Seu desempenho sempre parece inferior ao esperado para a sua capacidade intelectual.
Quando portadores de TDAH se dedicam a fazer algo estimulante ou do seu interesse, conseguem permanecer mais tranqüilas. Isto ocorre porque os centros de prazer no cérebro são ativados e conseguem dar um "reforço" no centro da atenção que é ligado a ele, passando a funcionar em níveis normais.
O fato de uma criança conseguir ficar concentrada em alguma atividade não exclui o diagnóstico de TDAH.
O TDAH não se associa necessariamente a dificuldades na vida escolar, é mais comum que os problemas na escola sejam de comportamento do que de rendimento.
As meninas têm menos sintomas de agitação e impulsividade do que os meninos, embora sejam igualmente desatentas.

Diagnóstico do TDAH
O diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é realizado pelo médico, em especial o psiquiatra, por meio de:
• História clínica,
• Testes e avaliações, como o questionários ASRS-18 e SNAP-IV.
• Exames complementares, tais como exames de sangue, avaliação da visão e audição, exames neurológicos e de imagens para descartar diagnósticos diferenciais.

Tratamento do TDAH
O tratamento do TDAH deve ser combinado e integrado, por meio de medicamentos, orientação aos pais e professores, e técnicas específicas que são ensinadas ao portador.
A medicação é parte muito importante do tratamento. Em 80% dos casos ajuda a pessoa a concentrar-se, a terminar suas tarefas sem interrupções, reduz a impulsividade e a agitação.


Teste e avaliações com hora marcada pelo Fone: ( 19 ) 3876-2488

Um comentário: