quarta-feira, 1 de junho de 2011

A Estratégia do Golfinho

A Estratégia do Golfinho

Esta pesquisa foi elaborada por Dudley Lynch, presidente da Brain Technologies Corporation, Colorado, EUA, e por Paul L. Kordis, gerente de treinamento da Hewlett-Packard Company. As idéias destes autores marcam uma nova era para a ciência da liderança, das negociações e do relacionamento humano no trabalho. Comparando o comportamento humano com os hábitos de três animais aquáticos, os autores desta pesquisa demonstram duas atitudes ultrapassadas (que são a da carpa e a do tubarão) e uma atitude nova frente aos contínuos e inéditos desafios de um mundo em constante mudança.
A carpa foge dos problemas e evita perder, freando todo o seu desenvolvimento e podendo contaminar, com o seu pessimismo, as pessoas ao seu redor.
O tubarão é competitivo e agressivo, desconsiderando as outras pessoas – querendo, assim, obter o máximo de lucro possível. As duas atitudes estão fadadas ao fracasso, porque, atualmente, não podemos mais fugir dos desafios nem agir fora de um espírito de equipe e colaboração.
É por este motivo que os autores sugerem uma nova forma de agir para os tempos atuais, que se chama “estratégia do golfinho”.
Nesta estratégia, valoriza-se ao máximo o potencial humano, que pode ser usado com elegância, inteligência e estratégia. As ferramentas para esta realização estão na flexibilidade e na criatividade, sendo que estas capacidades (bem como toda a estratégia do golfinho) podem ser desenvolvidas nas pessoas através de treinamentos.
Podemos dizer que a pessoa que desenvolve a estratégia do golfinho está sempre num estado de prontidão para as mudanças e para os novos desafios. As mudanças estão acelerando-se em todas as áreas conhecidas. A pessoa que quiser preparar-se para o futuro – que se aproxima cada vez com maior rapidez – precisa ser flexível para mudanças.

Carpa

Não confia em si mesma;
Não se acha capaz;
Tem medo da vida;
Acha-se uma vítima;
Parece “boazinha”;
Engole “sapos”;
Carrega mágoas;
É uma CPE – carpa pseudo esclarecida;
Tem uma forma “bonita” de mostrar o fracasso;
Tem aparentes motivos nobres para agir;
Foge da vida.

Tubarão

É agressivo para vencer;
Evita a realidade;
Esconde os seus erros;
Acha-se melhor;
Quer controlar;
Não tem contato interno;
Conquista ou troca;
Acredita que, se alguém tem de perder, que seja o outro;
Possui estratégia antiga de administração;
Faz crescer o número de inimigos.

Golfinho

Tem inteligência para buscar soluções;
É Criativo;
É Flexivel;
Faz mais com menos;
Sabe ser paciente;
Sabe se defender;
Evita criticar negativamente;
Vai além dos hábitos;
Procura o inesperado;
Procura várias vezes a solução;
Vê a vida com propósito;
Não tráz sofrimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário