quinta-feira, 18 de março de 2010

APRENDIZAGEM : Como e quando se aprende ?

APRENDIZAGEM : Como se aprende ?

O homem interage em seu ambiente a partir de dados geneticamente determinados, porém, com o gradativo aprendizado sobre o meio, desenvolve possibilidades de reação mais elaboradas.
O aprendizado resulta na mudança de um comportamento através da experiência e exige, como pré-requisitos, a aquisição de conhecimentos e a capacidade de armazena-los ( memória ).
O aprendizado leva em conta a codificação e a recuperação das informações e pode ser considerado, basicamente, de dois tipos:
. não associativo: refere-se a tarefas repetitivas ( habituação, sensibilização, imitação );
. associativo: trata das relações entre os estímulos, como ocorre no condicionamento clássico.
A aprendizagem numa visão cognitivista, é um processo caracterizado pela aquisição de conceitos ou habilidades pelo uso da experiência.
É o resultado de reestruturações internas ao indivíduo que leva ao conhecimento. É um tipo de adaptação que ocorre de duas formas, fundamentalmente:
. sensório-motora: através de percepções e movimentos relacionados;
. conceitual: por representações mentais e abstratas, não necessariamente ligadas a ação ou ao objeto.

Quando se aprende?
Ainda no período embrionário, inicia-se uma cadeia de processos que levam a diferenciação e especialização das células. A partir de certo estágio de desenvolvimento o fator ambiental aumenta sua importância na maturação do sistema nervoso. A experiência e o aprendizado desempenham um papel fundamental para a integração das regiões celulares e podem promovem alterações estruturais celulares.
Alimentar as células com informações e atividades eleva a capacidade de fazer conexões entre as células nervosas, aumentando a agilidade mental e, portanto, a capacidade de aprender.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato !
Um abraço

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