quinta-feira, 18 de março de 2010

APRENDIZAGEM : Como e quando se aprende ?

APRENDIZAGEM : Como se aprende ?

O homem interage em seu ambiente a partir de dados geneticamente determinados, porém, com o gradativo aprendizado sobre o meio, desenvolve possibilidades de reação mais elaboradas.
O aprendizado resulta na mudança de um comportamento através da experiência e exige, como pré-requisitos, a aquisição de conhecimentos e a capacidade de armazena-los ( memória ).
O aprendizado leva em conta a codificação e a recuperação das informações e pode ser considerado, basicamente, de dois tipos:
. não associativo: refere-se a tarefas repetitivas ( habituação, sensibilização, imitação );
. associativo: trata das relações entre os estímulos, como ocorre no condicionamento clássico.
A aprendizagem numa visão cognitivista, é um processo caracterizado pela aquisição de conceitos ou habilidades pelo uso da experiência.
É o resultado de reestruturações internas ao indivíduo que leva ao conhecimento. É um tipo de adaptação que ocorre de duas formas, fundamentalmente:
. sensório-motora: através de percepções e movimentos relacionados;
. conceitual: por representações mentais e abstratas, não necessariamente ligadas a ação ou ao objeto.

Quando se aprende?
Ainda no período embrionário, inicia-se uma cadeia de processos que levam a diferenciação e especialização das células. A partir de certo estágio de desenvolvimento o fator ambiental aumenta sua importância na maturação do sistema nervoso. A experiência e o aprendizado desempenham um papel fundamental para a integração das regiões celulares e podem promovem alterações estruturais celulares.
Alimentar as células com informações e atividades eleva a capacidade de fazer conexões entre as células nervosas, aumentando a agilidade mental e, portanto, a capacidade de aprender.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato !
Um abraço

quinta-feira, 11 de março de 2010

Trecho do meu livro : " AMOR E POSSIBILIDADES "





Reconhecer, Dar, Receber e Apimentar o Amor

Para amar, é necessário estar com mente, corpo e alma abertos para o novo, o inesperado... porque sempre foi assim e sempre será o amor: novo e inesperado a cada dia.
Se você é do tipo que vive se perguntando o porquê não dá sorte com ninguém, ou, então, se queixa que as pessoas só entram na sua vida para tirar algo de você. Talvez seja importante pensar que durante a sua existência, você se relaciona com diversos espíritos ou energias onde criou laços mais fortes e profundos, muitas vezes em varias vidas. E a cada nova experiência, a ligação entre vocês tornou-se mais forte. Evidentemente, o primeiro encontro desta vida, é obvio que o impacto emocional inicial será intenso, haverá entre ambos uma afinidade imediata e uma torrente emoção profunda. Os laços que unem estas duas almas são tão fortes e profundos que transcendem e superam.
Mas não podemos deixar de pensar também, que cada pessoa tem uma característica de amar: algumas são românticas e dedicadas, outras poéticas e sentimentais, umas amam com reservas, há aquelas que mergulham de cabeça quando o amor parece, enquanto outras se escondem. Mas como saber quando estamos enamorados se a pessoa combina conosco, ou se somos capazes de reconhecer nela esses sinais de transcedência e amor? Cada um de nós tem uma maneira singular de demonstrar isso.
O mais importante nisto tudo, é termos inicialmente, a nossa consciência emocional para daí sim percebermos a consciência emocional do nosso parceiro(a), pois só assim conseguiremos perceber as qualidades e fraquezas de quem ama ou é amado. Digo sempre: “ as pessoas não deveriam amar o outro por causa de ... mas sim apesar de ... “ .
Muitas vezes, buscamos no outro um reflexo de nós e, para confirmar isso, ainda chamamos de alma gêmea. Besteira ! O poeta libanês Khalil Gibran certa vez falou que os amantes não amam um ao outro, mas o véu que os separa. É desta forma que muitas vezes agimos...

quinta-feira, 4 de março de 2010

Numerologia - conheça mais um pouco sobre você !

Numerologia

Se você quiser conhecer melhor a si mesmo e aos outros com a ajuda dos Números, poderá usar o sistema seguinte:

Como uma análise rápida e primeiro passo leia sob o dia do seu nascimento, some o dia, mês e ano que você nasceu.

Exemplo: 10 / 12 / 1975 = 1+0+1+2+1+9+7+5 = 26 = 2+6 = 8

No exemplo acima você reduz e encontra o número 8 .

Com este pequeno exercício numerológico que representa o número do DESTINO, revela as características do caráter e as tarefas kármicas.

Características dos números :

Obs: Todos os números deverão ser reduzidos até o número 9.

1- Unidade, vontade, liberdade, coragem, individualidade, inteligência, ego, virilidade, liderança, empreendedor, intolerância, agressividade, dominador.
2- Antagonismo, justiça, relacionamento, feminilidade, paz, racionalidade, planejamento, irritável, nervoso.
3- Conhecimento, força de expressão, iniciativa, idéias, alegria, mobilidade, virilidade, sociabilidade, comunicativo, amoroso, divertido, franco.
4- Matéria, estrutura, prática, autenticidade, perseverança, disciplina, controle, organização, conservador, desconfiado, empreendedor.
5- Fertilidade, versatilidade, emotivo, intuitivo, mestre, força de expressão, impulsivo, impaciente, volúvel, atraente.
6- Associação, harmonia, amor, beleza, família, união, integração, simpatia, força formativa, arrogante, ciumento, preguiçoso.
7- Força mental, plenitude, sonhador, seletivo, misticismo, intuição, perfeição, ilusão, analise, retraído, teimoso, irrealista, sarcástico.
8- Justiça, força, infinito, crítica, autoridade, força de ação, sexo, organização, ativo, delicado, otimista, sóbrio, dominador, impaciente.
9- Conclusão, mudança, juízo, tolerância, sorte, franqueza, simpatia, charmoso, tolerante, fiel, generoso, quer ter sempre razão, reservado.


É importante lembrar que a Numerologia é um estudo muito mais amplo e complexo, mas recomendo que você ao se interessar por este estudo milenar, encontre algumas tendências que deverá desenvolver para o processo de evolução.

CASO QUEIRA MAIS INFORMAÇÕES ENTRE EM CONTATO.

Um abraço

Ricardo M. Magalhães

segunda-feira, 1 de março de 2010

Você pode conquistar tudo o que sempre quis...



Realizar todos os seus sonhos é mais fácil do que você imagina. Retirando do seu caminho palavras negativas e a convicção de que " não é capaz", você perceberá que ativar sua sensibilidade inata e suas habilidades espirituais são condições imprescindíveis para conquistar a vida que realmente deseja.

A Psicoterapia holística on line oferece um planejamento, passo a passo, testado por pessoas sérias e 25 anos de experiência profissional com atendimentos ambulatoriais.

Não há nada que não esteja ao seu alcance, basta me escrever e direcionar a sua mente, esforços e energia positiva à conquista de seus objetivos.

Conte comigo !!!!!!!


Meu endereço eletrônico é:



Também todas as segundas e quintas-feiras, após as 21:00 hs, estarei postando textos e mensagens novas, colabore com este projeto enviando perguntas, sugestões e dúvidas nas áreas:


1 . Psicopatologias :


1.1 - Transtornos Diagnosticados na Primeira Infância e Adolescência

- transtornos da aprendizagem

- transtornos da comunicação (ex: gagueira, dislalia, dislexia )

- transtornos de Déficit de Atenção

- transtornos alimentares

- transtornos de tique

- transtornos de ansiedade


1.2 - Esquizofrenia e Outros Transtornos Psicóticos


1.3 - Transtornos de Humor

-transtornos Depressivos

-transtornos Bipolares


1.4 - Transtornos de Ansiedade

-pânico

-fobia

-obsessivo-compulsivo

-estresse


1.5 - Transtornos Sexuais


1.6 - Transtornos Alimentares

- anorexia

- bulimia


1.7 - Transtornos do Sono

- insônia

- sonambulismo

- terror noturno


2. Numerologia - é o estudo das influências e qualidades místicas dos números. Segundo a numerologia, cada número ou valor numérico é dotado de uma vibração ou essência individual e indicaria tendências de acontecimentos ou de personalidade, apesar de não haver qualquer evidência científica de que os números apresentem tais propriedades.


3. Cromoterapia - é a prática da utilização das cores na cura de doenças. Vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações — como Egito antigo, Índia, Grécia e China — com o objetivo de harmonizar o corpo, atuando do nível físico aos mais sutis. Para Hipócrates, saúde e doença dependem da harmonia entre meio ambiente, corpo e mente.


4. Cristalterapia - Como pedras curativas são denominados substâncias inorgânicas ou fósseis, na maioria minerais, que apresentam supostos efeitos curativos no tratamento de doenças ou no bem-estar.


5. Tarô de Marselha - As cartas de Tarô surgiram entre os séculos XV e XVI no norte da Itália, e foram criadas para um jogo de mesmo nome, que era jogado pelos nobres e pelos senhores das casas mais tradicionais da Europa continental. O tarô (também conhecido como tarot, tarocchi, tarock e outros nomes semelhantes) é caracteristicamente um conjunto de setenta e oito cartas composto por vinte e um trunfos, um curinga e quatro conjuntos de naipes com quatorze cartas cada — dez cartas numeradas e quatro figuras (uma a mais por naipe que o baralho lusófono).


6. Astrologia - A Astrologia (do grego astron, "astros", "estrelas", "corpos celestes", e logos, "palavra", "estudo") é um grupo de sistemas, tradições e crenças que alega que as posições relativas dos corpos celestes podem prover informação sobre personalidade, relações humanas.

Um abraço